Agência Panafricana de Notícias

Nove pescadores ganenses morrem afogados ao largo da Guiné Conakry

Conakry, Guiné Conakry (PANA) - Nove pescadores originários do Gana morreram afogados ao largo das costas guineenses depois do naufrágio do seu barco causado por um violento furacão, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

Segundo pescadores guineenses que estiveram com as vítimas no porto de pesca de Bonif, no subúrbio de Conakry, os seus colegas ganenses embarcaram no fim de semana passado, pouco antes dum violento furacão que causou enormes danos materiais até cerca de 50 quilómetros da capital guineense.

Na noite de sexta-feira, um violento furacão qualificado pelos serviços da meteorologia de "terrível e perigoso" destruiu várias casas, postes elétricos, mas sem fazer vítimas.

O barco dos pescadores ganenses foi encontrado a cerca de nove quilómetros ao largo da ilha de Kassa, onde, em 2010, cerca de 10 estudantes camaroneses morreram afogados.

As autoridades exigiram há vários meses o uso de coletes salva-vidas depois da frequência dos naufrágios ao largo das costas guineenses, ricas em peixes e onde trabalham pescadores senegaleses, ganenses, asiáticos, entre outros.

-0- PANA AC/TBM/SOC/MAR/TON 18junho2015