Agência Panafricana de Notícias

Nove mortos em violências no leste na Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) – Pelo menos nove pessoas morreram segunda-feira em novas violências em Benghazi, no leste da Líbia, exposto a confrontos armados e ao caos de segurança marcada por uma série de assassinatos de militares, polícias e civis.

Entre as vítimas figuram quatro militares mortos durante confrontos que opõem unidades do Exército a grupos islamitas armados em torno do aeroporto civil e da base militar da cidade, enquanto dois outros, incluindo um oficial da Polícia, foram mortos por homens não identificados.

Combates ocorrem há várias semanas no bairro de Benina, em Benghazi, que alberga uma base aérea militar e um aeroporto civil controlados pelas tropas do general aposentado Khalifa Haftar, apoiadas por unidades do Exército líbio, que as milícias islamitas tentam conquistar.

Estes combates fizeram entre quinta-feira e domingo últimos 57 mortos e 182 feridos. As outras vítimas são civis, dos quais o filho dum oficial militar durante o assassinato do seu pai e que sucumbiu aos seus ferimentos, e um imame abatido segunda-feira à saída duma mesquita em Benghazi.

Berço da revolução líbia de 2011, Benghazi está sob controlo essencialmente das milícias islamitas que são acusadas de estar implicadas nas mortes sucessivas nestes últimos dias.

Por outro lado, um professor universitário foi morto em Derba (leste), cidade abandonada a grupos radicais islamitas que fazem reinar a lei na ausência total dos órgãos de segurança do Estado líbio.

Estes grupos salafistas, que têm afinidades com a Al-Qaeda e declararam recentemente fidelidade ao Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL ou Daech), proclamaram a cidade de Derna emirado islâmico.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 07out2014