Agência Panafricana de Notícias

Nove kilos de dentes de elefantes confiscados no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – As autoridades burundesas anunciaram, esta segunda-feira, a apreensão de nove quilogramas de marfim durante um controlo de rotina das bagagens no embarque dum cidadão maliano, domingo à noite, no aeroporto internacional de Bujumbura.

A identidade completa do presumível traficante maliano não foi revelada, tendo sido porém enviada uma severa advertência aos que se dedicam a este tipo de atividade ilícita.

Apreensões de marfim são frequentes no Burundi que viu desaparecer das suas reservas naturais o último elefante, em 2004, segundo ambientalistas na capital burundesa.

Porém, as reservas naturais e outras florestas densas das vizinhas República Democrática do Congo e Tanzânia albergam hoje algumas destas espécies protegidas por convenções internacionais para evitar o seu desaparecimento e a sua extinção completa.

O aeroporto internacional de Bujumbura registou igualmente, no ano passado, tráficos de objetos às vezes insólitos, como o caso do cidadão italiano que tentou fazer sair do país uma dezena de crânios humanos com destino à Ásia.

Um tráfico mais clássico de minérios e de droga é igualmente regular tanto à entrada como à saída do aeroporto internacional de Bujumbura que está no centro duma sub-região dos Grandes Lagos rica em recursos naturais.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 27out 2014