Agência Panafricana de Notícias

Nove infetados por covid-19 numa prisão em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) –  Nove pessoas, entre reclusos e profissionais, na cadeia de São Martinho, nas imediações da capital cabo-verdiana, Praia, estão infetados pela covid-19, anunciou o diretor nacional da Saúde do arquipélago, Artur Correia.

O reponsável sanitário falava a jornalistas na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia no país.

Artur Correia esclareceu que quatro reclusos ficaram infetados a nível hospitalar, sendo que dois ficaram internados no Hospital Agostinho Neto (HAN) e outros dois foram transportados de volta para o estabelecimento prisional, mas numa cela particular, onde não terão contactos com os outros presos. 

A partir desses dois últimos, quatro profissionais da cadeia ficaram também infetados, adiantou, acrescentando que surgiu, entretanto, mais um caso entre os reclusos, somando assim nove infeções confirmadas na principal cadeia do arquipélago.

O diretor nacional da Saúde confirmou também a existência de um surto da covid-19, na ala de cirurgia do HAN, na cidade da Praia.

Existem nesta ala 10 doentes infetados, enquanto 11 profissionais de saúde também contraíram a covid-19 dentro do próprio hospital, explicou.

No entanto, ministro da Saúde, Arlindo do Rosário  garantiu que, neste momento, o HAN tem capacidade de resposta “necessária e suficiente”  para complicações resultantes da covid-19.

A mesma unidade já passou por situações “muito piores” durante o pico da pandemia em julho, disse.

Arlindo do Rosário respondia assim a críticas da médica pneumologista do HAN, Ofélia Monteiro, de que o Hospital "está a funcionar no limite" o que se tem refletido "na diminuição de qualidade no atendimento a outras patologias",

A média afirmou que esta situação se deve à "demanda de internamentos da covid-19 e pode levar a óbitos.  

“Nós, para além da covid, estamos atender menos bem, de uma forma que não gostaríamos, e isso pode levar a óbitos de outras doenças que não a covid”, disse Ofélia Monteiro em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV).

Segunda feira, Cabo Verde passou a contabilizar 2.892 casos acumulados da covid-19, dos quais 721  ativos e 32 óbitos, enquanto 2.128 infetados já recuperaram da doença.

-0- PANA CS/IZ 11ago2020