Agência Panafricana de Notícias

Nove Marroquinos e um Francês detidos por supostos atos terroristas em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) – Nove Marroquinos e um Francês foram detidos quinta-feira em Rabat por projetarem atacar estruturas sensíveis e vitais no país por ordens dos dirigentes de Daesh (Estado Islâmico), anunciou o Ministério marroquino do Interior.

Segundo um comunicado da referida instituição divulgado pela imprensa marroquina, as forças da ordem conseguiram inibir um plano terrorista perigoso depois de desmantelada, no mesmo dia, nas cidades de Essaouira, Meknes e Sidi Kacem, uma célula terrorista composta por dez elementos, incluindo um Francês.

A operação permitiu capturar o mentor da célula e apreender várias armas, entre as quais fuzis, munições, 13 bombas lacrimogéneas, garrafas em plástico contendo produtos químicos provavelmente destinadas à fábrica de explosivos bem como bandeiras de Daech, precisou o comunicado.

Os esforços desdobrados pelas forças da ordem na luta contra o terrorismo permitiram o desmantelamento, desde 2002, de 152 células, incluindo 31 ligadas, a partir de 2013, ligadas estreitamente a organizações terroristas, nomeadamente Daesh, que evoluem no Iraque, na Síria, lê-se na nota.

-0- PANA AD/IN/BEH/IBA/MAR/DD 18fev2016