Agência Panafricana de Notícias

Nova ronda de diálogo político líbio sob égide da ONU a 16 de julho

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma reunião dos grupos do diálogo político líbio realizar-se-á de 16 a 17 de julho corrente em Tripoli, anunciou o presidente do Partido para a Justiça e Construção (PJC), Mohamed Sawan.

Num comunicado publicado esta terça-feira na página oficial Facebook do PJC, Sawan disse u esperar que um encontro seja “importante e eficaz para avalancar a aplicação do Acordo Político” (Asinado em dezembro de 2015 em Shikrat, em Marrocos) numa altura em que o processo político está num impasse.

O político indica ter-se reunido com o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Martin Kobler, sobre vários temas e a agenda do encontro dos grupos do diálogo, nomeadamente dificuldades encontradas pelo Conselho Presidencial líbio para sair do estado atual de confusão, e o estatuto de outros órgãos saídos do Acordo Político líbio (assinado em dezedmbro de 2015 em Shikrat, em Marrocos), em particular a Câmara dos Representantes (Parlamento)».

Sawan acrescenta ter aproveitado a ocasião para alertar o seu interlocutor para « a necessidade de se trabalhar no regulamento interno e na organização do Gabinete do primeiro-ministro.

Também foi discutida a repartição das tarefas entre os membros do Conselho Presidencial para a prestação dos serviços aos cidadãos e facilitar a busca de soluções rápidas para os problemas com que eles estão confrontados, em particular eletricidade, a falta de liquidez e a interrupção da produção de petróleo ».

O processo político na Líbia está num impasse devido ao bloqueio a nível do Parlamento.

Quase 101 deputados deram o seu apoio ao Acordo Político Líbio e ao Governo de União Nacional que dele resulta, acusando o presidente do Parlamento, Aguila Saleh, de os impedir de exprimirem livremente a sua vontade ao bloquear o voto de confiança no Governo de União que deve dirigir uma nova transição no país.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 5julho2016