Agência Panafricana de Notícias

Nova empresa de transporte coletivo nasce no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - Uma nova empresa de transporte coletivo será criada brevemente em Brazzaville, para substituir a antiga Empresa de Transportes Coletivos Urbanos (STPU) incapaz de continuar a funcionar por falta de fundos, anunciou segunda-feira em Brazzaville o ministro congolês da Indústria e Obras Públicas, Gilbert Ondonga.

Falando no Senado, Ondongo revelou que, dentro de três anos de exercício, a STPU acusou perto de 430 milhões de francos CFA de défice devido à má gestão, às quais se acrescenta mais de três biliões de francos CFA (mais de 5,6 milhões de dólares americanos) de dividas dos fornecedores.

"Não há relançamento, porque não se pode enganar duas vezes para a mesma empresa onde o Estado investiu para garantir a sua sobrevivência", considerou Ondongo, indicando que o Governo preconizou a criação duma nova empresa pública com parceiros privados.

Em setembro de 2017, o Governo tomou a resolução de redinamizar a STPU com a anuência dos delegados sindicais da empresa e, com base nesta estratégia, os seus trabalhadores receberam dos dos seis meses de salários em atraso, explicou Ondongo.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 27março2018