Agência Panafricana de Notícias

Nova descoberta de petróleo offshore no Gana

Accra- Gana (PANA) -- A Sociedade Nacional do Petróleo do Gana (GNPC) anunciou, terça-feira, uma nova descoberta de petróleo ao largo da Bacia de Tano no oeste do país.
Indicou que o poço Tweneboa-1, que foi uma importante descoberta de petróleo e gás, deu mais petróleo quando foi aprofundado.
De acordo com uma declaração assinada pela direcção da GNPC, o poço Tweneboa-1 foi aprofundado, passando de três mil 593 metros para três mil 939 metros, o que culminou num intervalo de quatro metros de petróleo sob alta pressão.
Segundo esta mesma declaração, a sociedade e os seus parceiros levarão a cabo as avaliações necessárias para determinar o tamanho, e o programa de avaliação vai ser logo submetido ao ministro da Energia conforme as disposições do Acordo sobre o petróleo.
Os resultados dos cadernos de exploração, das medidas de pressão e das amostras revelam que o petróleo de 26 graus API era independente da acumulação de menor profundidade anunciada a 8 de Março de 2009.
"O petróleo proveniente desta acumulação parece mais pesado que o descoberto antes, o que significa que existe diferentes bacias", referiu a GNPC.
Os parceiros da GNPC são as firmas Tullow Oil, Kosmos Energy e Anadarko Petroleum.