Agência Panafricana de Notícias

Nova companhia aérea da RD Congo inicia atividades

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A nova companhia aérea congolesa, a Korongo Airlines, sediada em Lubumbashi, no sul da República Democrática do Congo (RDC), vai proceder brevemente à venda dos bilhetes para ligar o mercado doméstico congolês e a sub-região africana, soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado transmitido à imprensa quinta-feira em Bruxelas, a nova entidade aérea é fruto duma parceria entre o grupo Forrest Internacional e a companhia aérea belga Brussels Airlines, cujos principais acionistas são a Lufthansa, o grupo Virgin, bancos, bem como o grupo Suez-Tractebel.

A Korongo Airlines será lançada com um investimento inicial de 11 milhões e 500 mil dólares americanos sem contar os três milhões de dólares americanos investidos na construção dum hangar ultramoderno destinado a garantir a manutenção dos aparelhos.

O empresário George Forrest, que explora minas de cobre no Katanga, é o mais rico industrial belga.

A Korongo Airlines, que conta recrutar 500 empregados, já engajou 100 funcionários que fizeram formações em África e na Europa, indica o comunicado.

Segundo os seus domínios de competência, estes agentes fizeram formação em manutenção, assistência ao solo, operações comerciais, finanças e pessoal de cabina.

O comunicado sublinha que a Korongo Airlines será um vetor de referência, concorrendo para a segurança do espaço aéreo congolês e contribuindo para uma retirada progressiva das limitações operacionais editadas pela União Europeia que afetam o setor aéreo congolês.

Atualmente, todas as companhias aéreas congolesas estão proibidas de voo na Europa.

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/TON 29abril2011