Agência Panafricana de Notícias

Nova célula terrorista desmantelada entre Espanha e Marrocos

Madrid, Espanha (PANA) – Os serviços de segurança espanhóis e marroquinos desmantelaram, esta terça-feira, uma nova célula presumivelmente ligada à organização terrorista “Daech” (Estado Islâmico) que alegadamente operava entre Marrocos e Espanha, soube a PANA de fonte de segurança em Madrid.

Durante uma operação coordenada entre a Polícia espanhola e o Bureau Central de Investigação Judicial (BCJ) de Marrocos, um presumível membro desta célula terrorista foi detido, em Farkhana, nos arredores da cidade marroquina de Nador (norte), enquanto três outros cúmplices foram presos em Ceuta, um enclave espanhol no norte de Marrocos.

Entre os três indivíduos detidos, figuram um antigo recluso de Guantanamo, que combateu ao lado da organização « Al Qaeda » no Afeganistão, e o irmão dum combatente que perpetrou em 2013 um atentado-suicida com um camião armadilhado contra uma unidade militar na Síria.

Segundo as mesmas fontes, os membros desta célula terrorista dedicavam-se ao recrutamento de voluntários para combater no seio do chamado "Estado Islâmico" na Síria e no Iraque.

Esta operação inscreve-se no quadro da cooperação entre os serviços de segurança marroquinos e espanhóis, face à amplifiação da ameaça terrorista que a organização Daech representa à estabilidde de Marrocos e dos seus aliados, precisa a mesma fonte.

-0- PANA SIH/JSG/FK/IZ 23fev2016