Agência Panafricana de Notícias

Noruega oferece $ três milhões ao Mali para repor administração no norte

Bamako, Mali (PANA) - A Noruega e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram, segunda-feira, um acordo no valor de três milhões de dólares americanos (um bilião e 500 mil francos CFA) para a execução do programa denominado “Restauração da Autoridade do Estado e Regresso da Justiça ao Norte do Mali”.

Segundo uma fonte próxima do dossiê, esta ação faz parte das prioridades do Governo maliano e é apoiada por um programa de 17 milhões de dólares americanos (mais de oito biliões de francos CFA) executado pelo PNUD.

Assinaram o documento o embaixador da Noruega no Mali, Hege Hertz-Bzerg, e o diretor local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Boubou Dramane Camara.

O programa visa apoiar os esforços do Governo maliano para a reinstalação da administração nas províncias do norte, através da reposição dos serviços administrativas nas províncias de Gao, Kidal, Tombouctou e na parte norte da localidade de Mopti.

O programa de reposição da Autoridade do Estado que está a ser executado em estreita colaboração com os Ministérios malianos da Justiça e Direitos Humanos e do Interior e Segurança privilegia a cooperação com as empresas locais com vista a revitalizar a economia local.

No quadro da estratégia de execução, o PNUD pretende que as empresas locais qualificadas sejam privilegiadas, e que os jovens empregados e remunerados para realizar os trabalhos de alta intensidade de mão-de-obra, disse.

Vários edifícios da administração nas localidades do norte do Mali foram saqueadas pelos djihadistas que ocuparam durante quase 10 meses esta parte do país.

-0- PANA GT/IS/FK/IZ 30set2014