Agência Panafricana de Notícias

Nigerino Cissé Amadou candidato à direcção geral do FIDA

Niamey- Níger (PANA) -- O Níger criou um comité interministerial presidido pelo primeiro-ministro Seini Oumarou e encarregue de elaborar uma política a favor da candidatura do seu cidadão Cissé Amadou ao posto de director-geral do Fundo Internacional para o Desencolvimento da Agricultura (FIDA), soube-se segunda-feira de fonte oficial em Niamey.
Cissé, que foi primeiro-ministro do Níger de 1976 a 1977, assume actualmente as funções de vice-presidente do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), situado em Djeddah, na Arábia Saudita, precisou que a eleição do futuro responsável da FIDA vai ocorrer entre 18 e 19 de Fevereiro corrente em Roma, na Itália, na sede do organismo onusino.
Segundo a mesma fonte, Cissé, que foi igualmente director das operações no Banco Mundial, beneficia do apoio de vários países da Organizaçao para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE) e do mundo árabe, que constituem, no essencial, os principais doadores da instituição.
Por outro lado, o candidato nigerino já saiu primeiro na entrevista efectuada a partir de Roma, à frente dos outros cinco canditados, de nacionalidades alemã, nigeriana, israelita, indiana e paquistanesa.