Agência Panafricana de Notícias

Nigerianos exigem prorrogação do período de inscrição nas listas eleitorais

Lagos, Nigéria (PANA) – Numa altura em que o período de inscrição nas listas eleitorais termina, após se ter iniciado a 15 de janeiro na Nigéria, vários Nigerianos apelaram à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) para prorrogar este processo para mais uma semana para lhes dar mais tempo de se inscreverem.

"Muitas pessoas não se registaram devido a problemas técnicos ligados à operação. Acredito que o Governo deverá não só prorrogar as inscrições mas também declarar dois dias feriados para permitir aos trabalhadores inscreverem-se”, indicou à PANA Okechukwu Nwosu, um funcionário..

A operação iniciou-se timidamente a nível dos 120 mil centros de inscrição, com queixas relativas às máquinas de registar dados que rejeitavam impressões digitais e a chegada tardia dos agentes encarregues de levar a cabo esta operação, entre outras preocupações.

"Acredito que o período de inscrição deverá ser prorrogado para que as numerosas pessoas que não tiveram a oportunidade de se inscrever possam fazê-lo. Uma prorrogação duma semana basta'', indicou uma doméstica identificada como Shola Adebola.

O povo nigeriano vai votar em abril próximo um novo Presidente da República, parlamentares federais e estaduais, Governadores estaduais e conselheiros.

O bom êxito da operação de inscrição nas listas eleitorais é considerada como essencial para permitir eleições livres, transparentes e justas, como o prometeu o Presidente cessante, Goodluck Jonathan.

-0- PANA SB/SEG/AKA/TBM/CJB/DD 24jan2011