Agência Panafricana de Notícias

Nigéria trata pacientes contra vírus de Ébola

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria parece vencer a guerra contra a Doença do Vírus de Ébola (DVE) com quatro outros pacientes saídos do hospital depois de terem sido declarados tratados da doença e um único novo caso confirmado desde o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) a 13 de agosto corrente, soube a PANA esta terça-feira de fonte oficial.

O ministro nigeriano da Saúde, Onyebuchi Chukwu, indicou que os pacientes dispensados, que, exceto um, estiveram em contacto com o Liberiano Patrick Sawyer, que introduziu a doença na Nigéria, foram doravante declarados livres do vírus.

Chukwu afirmou que três dos pacientes - dois médicos e uma enfermeira - participaram no tratamento do primeiro caso, o de Patrick Sawyer, enquanto a quarta paciente era uma doente no "First Consultant Hospital" na capital económica, Lagos, numa altura em que o Liberiano esteve internado nele.

No fim de semana passado, um outro paciente teve alta do hospital após um tratamento realizado com êxito, o que eleva para cinco o número de pacientes que sobreviveram ao vírus do Ébola.

Desde a última atualização da OMS, a 13 de agosto último, apenas um caso confirmado e dois casos suspeitos foram registados na Nigéria, elevando o número total de casos no país para 15 (12 confirmados e três suspeitos), segundo as últimas cifras da organização sanitária internacional publicadas esta terça-feira.

A Nigéria registou até agora quatro mortes, incluindo a de Patrick Sawyer, e tomou medidas rigorosas para conter a propagação da doença desde 20 de julho último, data em que o paciente liberiano chegou à Nigéria com os sintomas da doença, tendo morrido cinco dias mais tarde.

Quase 200 pessoas que tiveram contactos primários ou secundários com o primeiro caso foram colocados sob vigilância e pelo menos 61 delas foram despistadas negativas, segundo o Governo do Estado de Lagos, que instalou um centro de isolamento na capital económica nigeriana.

« Todos os pacientes sob tratamento foram instalados neste centro com capacidade de 40 camas. Equipamentos suplementares foram igualmente instalados neste novo centro de isolamento pelo Governo Federal”, anunciou o ministro da Saúde.

Um centro para as operações de emergência foi igualmente reaberto em Lagos para lidar com a doença do vírus do Ébola.

Estas medidas rápidas permitiram controlar a propagação da doença, mas não impediu a população de entrar em pânico.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/FK/TON 19agosto2014