Agência Panafricana de Notícias

Nigéria solicita à China empéstimo de $ 3 biliões

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria solicitou à China um empréstimo de três biliões de dólares americanos para concluir os seus "projetos prioritários" em diversos setores, nomeadamente a agricultura, a aviação e a energia, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

Uma delegação governamental de alto nível, conduzida pela ministra nigeriana da Economia e Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala, está atualmente na China para discutir com as autoridades em Beijing as modalidades deste crédito.

Os jornalistas da imprensa local que acompanham a delegação precisam que o crédito se inscreve no âmbito duma proposta de empréstimo de 7,9 biliões de dólares americanos que o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, enviou recentemente à Assembleia Nacional para aprovação.

Para além da China, a Nigéria prevê também pedir fundos ao Banco Mundial, ao Banco Africano de Desenvolvimento, ao Banco Islâmico e à Índia.

De acordo com Okonjo-Iweala, os três biliões de dólares americanos solicitados a uma taxa de juro que não ultrapassa três porcento são destinados a financiar a construção de quatro novos terminais aéreos nas cidades de Lagos, Abuja, Port Harcourt e Kano, bem como a conclusão dos projetos de transporte urbano ferroviário de Abuja.

Segundo a ministra, as duas empreitadas devem absorver 500 milhões de dólares americanos cada, estando um igual montante reservado à agricultura e 171 milhões de dólares à conclusão do projeto da central elétrica independente de Bauchi.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 22fev2012