Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista seu primeiro caso de gripe A

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Nigéria assinalou o seu primeiro caso de gripe A, despistada quarta-feira numa criança norte-americana de nove anos de idade.
O país ainda não foi colocado na lista dos Estados africanos que confirmaram oficialmente casos humanos da pandemia da gripe suína à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um comunicado do Ministério nigeriano da Saúde indica que este caso de gripe A H1N1 foi detectado pela Clínica do Consulado norte- americano em Lagos.
"Esta rapariga apresentava sintomas da gripe tais como a febre, dores na garganta, congestão nasal e náuseas", indica o comunicado.
"A menina recuperou totalmente após cinco dias de tratamento e foi confirmado que nenhum dos membros da sua família apresentou os mesmos sintomas", prossegue o documento.
A Nigéria anunciou igualmente que uma reunião dos epidemiologistas dos 36 Estados da federação foi convocada para prevenir uma eventual epidemia.
Segundo as últimas informações comunicadas pela OMS, 27 países africanos registaram 14 mil 109 casos de gripe A H1N1, desde que esta doença foi detectada pela primeira vez no México em Março de 2009.