Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista dois novos casos de Ébola

Abuja, Nigéria (PANA) – A Nigéria registou dois novos casos do vírus do Ébola, elevando o número de casos recenseados até agora neste país para 14, segundo o ministro nigeriano da Saúde.

Onyebuchi Chukwu declarou aos jornalistas esta sexta-feira na capital federal, Abuja, que os dois novos casos são pessoas que tiveram contactos secundários com o finado Patrick Sawyer, o liberiano que introduziu o vírus na Nigéria, afirmando, pela primeira vez, que um contacto secundário foi testado positivo a esta doença no país.

"A Nigéria registou os dois primeiros casos do vírus do Ébola que são contactos secundários do caso apontado, o liberiano-americano (Patrick Sawyer). Os dois pacientes são contactos primários do liberiano-americano. Eles figuram entre os contactos secundários que estão sob observação", disse o governante nigeriano.

"Isto eleva para quatro o número total de pacientes afetados pelo vírus do Ébola atualmente em tratamento na sala de isolamento. Isto significa igualmente que o número total de casos do vírus do Ébola notificado até agora neste país é de 14. O número de mortes continua a ser cinco enquanto a cifra de pessoas tratadas com êxito e com alta se eleva também para cinco", acrescentou.

A Nigéria declarou uma situação de emergência nacional no quadro dos esforços para lutar contra a doença, que já matou mais de mil e 300 pessoas nos quatro países da África Ocidental afetados, incluindo a Guiné-Conacry, a Libéria, a Serra Leoa e a Nigéria.

-0- PANA MON/SEG/AKA/IS/IBA/FK/TON 22ago2014