Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista baixa de reservas cambiais

Lagos, Nigéria (PANA) – As reservas cambiais da Nigéria foram estimadas em 42,85 biliões de dólares americanos a 31 de dezembro de 2013, o que representa um recuo de 980 milhões de dólares americanos (2,23 porcento) em relação ao montante de 43,83 biliões de dólares americanos registado em finais de 2012, segundo um comunicado divulgado quarta-feira no site na internet do Banco Central (CBN).

O Comité de Política Monetária (MPC) do Banco Central da Nigéria (CBN), depois de dois dias de reunião terça-feira em Abuja, indicou que a baixa do nível das reservas cambiais se devia em grande parte a um abrandamento dos fluxos de carteira e dos Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no quarto trimestre de 2013.

De acordo com o MPC, esta situação provocou uma alta do financiamento do mercado cambial pelo CBN a fim de estabilizar a moeda local, a naira.

O Comité manifestou igualmente a sua preocupação face à redução dos montantes injetados na Conta dos Excedentes do Crude (ECA), cujo saldo era inferior a 2,5 biliões de dólares americanos a 17 de janeiro de 2014, em comparação com cerca de 11,5 biliões de dólares americanos em dezembro de 2012.

"Esta ausência de selos fiscais aumentou a nossa dependência aos fluxos de carteira, cujo principal risco é comprometer a estabilidade da taxa de câmbio, nomeadamente dadas as incertezas em torno dos fluxos de capitais e dos preços do petróleo", disse o governador do CBN, Sanusi Lamido Sanusi.

O Comité de Política Monetária (MPC) do Banco Central da Nigéria (CBN) manteve igualmente uma taxa de juro de 12 porcento.

-0- PANA SB/SEG/FJG/TBM/IBA/CJB/TON 22jan2014