Agência Panafricana de Notícias

Nigéria realoja pessoas deslocadas por Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, cria esta terça-feira uma comissão especial para realojar e reintegrar de imediato as vítimas de deslocamentos provocados por insurgentes da seita islamita Boko Haram, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo o presidente da Iniciativa Presidencial para o Nordeste (PINE), Soji Adelaja, uma assistência será fornecida às pessoas deslocadas para lhes permitir regressarem às suas comunidades de origem.

Sublinhou a importância do engajamento do Governo Federal com a paz e a segurança na Nigéria saudando "êxitos registados pelo Exército na luta contra os insurgentes no nordeste e a resposta rápida em termos de apoio material às pessoas deslocadas internas".

A Comissão vai avaliar o estatuto e a condição das comunidades libertas para determinar as que estão prontas para a ocupação.

Também vai avaliar e determinar, em colaboração com outras agências preocupadas com as necessidades imediatas das pessoas regressadas, bem como criar condições para o regresso dos refugiados às suas comunidades de origem.

-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/MAR/DD 24março2015