Agência Panafricana de Notícias

Nigéria promete examinar projeto de acordo sobre segurança na fronteira com Camarões

Abuja, Nigéria (PANA) – O Governo nigeriano criará um comité encarregue de examinar um projeto de acordo concluído durante a 23ª sessão da Comissão Mista entre a Nigéria e os Camarões com vista a sua ratificação, declarou nesta terça-feira o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan.

Exprimindo-se no final de uma audiência concedida ao vice-primeiro-ministro dos Camerões, Alhadji Amadou Ali, Jonathan sublinhou que vão assinar o projeto de acordo logo depois de comitê terminar os seus trabalhos.

Uma parte de acordo compreende a exploração dos hidrocarbonetos ao longo da fronteira entre os dois países.

O Presidente Jonathan declarou igualmente que é essencial que os dois países trabalhem juntso para lutar contra o banditismo ao longo da sua fronteira comum.

Ele sublinhou a necessidade para os dois países de vincular os seus visinhos já que « os bandidos não respeitam as fronteiras », declarando que a Nigéria e os Camarões "são compostos por um só povo separado por fronteiras artificiais".

O estadista nigeriano afirmou que o seu país se comprometeu a proteger os direitos humanos das pessoas que vivem em ambos lados da fronteira e manter as suas « relações fraternais » com os Camarões.

Ao entregar o projeto de acordo a Jonathan, o vice-primeiro ministro camaronês indicou que o seu país está em contacto ativo com autoridades nigerianas, em particular sobre assuntos de segurança.

Ali foi portador de uma mensagem especial do Presidente camaronês, Paul Biya, ao seu homólogo nigeriano, cujo teor não foi revelado.

-0- PANA MON/VAO/AKA/DIM/DD 26julho2011