Agência Panafricana de Notícias

Nigéria promete apoiar programas da CEDEAO ligados ao emprego

Abuja, Nigéria (PANA) – O Governo Federal da Nigéria prometeu apoiar a Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na aplicação dos seus programas e das suas políticas ligados ao emprego e ao trabalho na sub-região, anunciou terça-feira o ministro nigeriano do Emprego e Trabalho, Chris Ngige.

Num encontro terça-feira em Abuja com comissária da CEDEAO para os Assuntos Sociais e Género, Siga Fatima Jagni, Ngige frisou que o Governo e o povo da Nigéria fazem parte integrante da CEDEAO e que, de jeito nenhum, eles não se furtarão às suas responsabilidades.

O governante elogiou os esforços da Comissão da CEDEAO para forjar a unidade da sub-região e prometeu um apoio contínuo da Nigéria a esta estrutura comunitária no quadro da execução do seu mandato.

Garantiu que a Nigéria apoiará e aderirá a todas as políticas ligadas ao emprego e à migração da mão-de-obra antes de preconizar uma legalização propriamente dita destas políticas a fim de que, frisou, as pessoas não sejam lesadas nem perseguidas indevidamente quando elas exportarem as suas competências para a sub-região.

Por sua vez, Jagni afirmou que o objetivo da sua visita à Nigéria é obter um apoio do ministro mas também pedir especificamente a colaboração do ministério na organização da próxima Assembleia Geral do Fórum/Reunião sobre o diálogo social dos ministros da CEDEAO do Emprego e do Trabalho, prevista para dezembro de 2018 em Abuja, a capital federal da Nigéria.

-0- PANA MON/AR/MA/NFB/AAS/FK/DD 10out2018