Agência Panafricana de Notícias

Nigéria pretende contratar treinador estrangeiro para Mundial

Lubango- Angola (PANA) -- O seleccionador dos Super Águias da Nigéria, Shaibu Amodu, deverá abandonar o cargo após o CAN Angola 2010, afirmou no fim-de- semana um responsável da Federação Nigeriana de Futebol (NFF).
O presidente do Comité Técnico da NFF, Taiwo Ogunjobi, indicou que o técnico nigeriano esteve encarregue de dirigir a equipa durante o torneio em Angola e que se for necessário contratar um conselheiro técnico estrangeiro Amodu ocupará as funções de assistente.
"Tudo o que posso dizer é que mesmo se contratarmos um seleccionador estrangeiro, não vamos demitir Amodu", declarou o responsável federativo à PANA num hotel no Lubango, onde está a delegação nigeriana.
"Não podemos contratar um seleccionador estrangeiro de qualquer forma.
Este deve conhecer a nossa cultura, os nossos jogadores, etc.
Então posso garantir- vos que Amodu estará connosco no Mundial", afirmou.
Por outro lado, os fãs e os jornalistas foram distanciados sexta-feira à noite durante os treinos à porta fechada dos "Super Águias", que marcam o início da sua preparação para o jogo crucial contra a Zâmbia pontuável para os quartos- de-final do CAN na segunda-feira.
A sessão de treino, dirigida por Amodu, decorreu no terreno do Estádio do Benfica, situado a alguns quilómetros do hotel onde está alojada a equipa.
Por outro lado, o médio Dickson Etuhu, do Fulham FC, deverá suportar durante o resto da competição dores consecutivas a problemas de dentes que não podem ser tratados no local devido à ausência de equipamentos médicos capazes de curar a doença.
O equipamento necessário para examinar com scanner e detectar o dente afectado está indisponível em Angola, o que faz com o que o jogador tenha de tomar antibióticos e análgicos.
"Antes do último jogo, fiquei doente e não consegui treinar-me muito porque tinha dores de dente e estava sob antibióticos.
Ele poderia ser extraído aqui em Angola, mas não se sabia qual o que estava afectado porque o nervo está igualmente afectado", disse.
"Um scanner deve ser efectuado para identificar o dente doente, mas este equipamento está indisponível em Angola.
Então devo esperar voltar à casa, mas estou a tomar medicamentos e eles tornam-me fraco", acrescentou Etuhu, que foi colocado sob antibióticos quarta-feira a fim de poder jogar contra Moçambique.