Agência Panafricana de Notícias

Nigéria pode perder $ 3,5 biliões por causa de vírus de Ébola

Lagos, Nigéria (PANA) - A febre hemorrágica de Ébola poderá custar três biliões e 500 milhões de dólares americanos até ao mês de dezembro se não for controlada, anunciou o diretor-geral da Financial Derivatives Company Ltd, uma empresa de consultoria sobre serviços financeiros.

Segundo Bismarck Rewane, o receio da doença afetou várias atividades económicas e os setores mais afetados são a aviação, o turismo, a indústria hoteleira, o comércio, a saúde e a agricultura.

"A análise da contribuição destes setores para o Produto Interno Bruto (PIB) mostra que a Nigéria poderá perder cerca de dois biliões de dólares americanos durante o primeiro trimestre da epidemia. A probabilidade do prolongamento do surto num segundo trimestre é muito fraca e poderá levar a perdas de três biliões e 500 milhões de dólares americanos", indicou.

A febre hemorrágica de Ébola suscitou vários receios no país mais povoado de África desde que o primeiro caso foi registado a 25 de julho quando um Liberiano infetado pelo vírus morreu da doença em Lagos, a capital económica da Nigéria.

Desde então, três Nigérianos morreram e seis estão a ser tratados, dos quais um saiu do hospital curado, enquanto os cinco outros reagem bem ao tratamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que nenhum outro novo caso da doença do vírus do Ébola foi registada na Nigéria apesar de cerca de 200 pessoas estarem sob vigilância.

Segundo a OMS, mil e 145 pessoas morreram da doença do vírus do Ébola, principalmente na Guiné Conakry, na Libéria e na Serra Leoa, desde que a epidemia se declarou em dezembro de 2013 na Guiné Conakry.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 18agosto2014