Agência Panafricana de Notícias

Nigéria limita impacto de aumento de preço de combustíveis

Lagos, Nigéria (PANA) – Após o aumento dos preços do combustível, o Governo nigeriano tomou rapidamente medidas para limitar o impacto desta medida sobre a população.

Segundo um comunicado da Presidência, o Presidente Goodluck Jonathan instaurou um comité para « dialogar » com os sindicatos e um gabinete para supervisionar as despesas da poupança realizada graças à supressão da subvenção dos produtos petrolíferos.

O comtié encarregado de dialogar com os sindicatos é dirigido por um antigo ministro da Justiça, o magistrado Alfa Belgore, e tem por missão ajudar a resolver os « problemas que poderão surgir da supressão da subvenção petrolífera ».

O gabinete do programa para o reinvestimento da subvenção e responsabilização é dirigido por um antigo embaixador da Nigéria no Reino Unido, Christopher Kolade, e vai dever « supervisionar e assegurar a execução efetiva dos projetos financiados pelos fundos tirados da supressão desta subvenção pelo Governo federal », indica o comunicado.

Os sindicatos e as organizações da sociedade civil fizeram pairar a ameaça dum confronto direto com o Governo a respeito da supressão desta subvenção que causou um aumento dos preços dos combustíveis, cujo litro passou de 65 nairas (40 céntimos de um dólar americano) para 141 e 150 nairas (90 e 96 céntimos).

Os seus detratores consideram que esta medida vai agravar a situação dos mais pobres, mas o Governo indicou que a economia poderá desmoronar sob o peso desta subvenção, que se estima em mais de mil biliões de nairas apenas para o ano de 2011.

Uma manifestação de cidadãos na capital federal, Abuja, foi dispersada domingo pela Polícia, que lançou granadas lacrimogéneas contra manifestantes pacíficos perto de Eagle Square.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 03jan2012