Agência Panafricana de Notícias

Nigéria junta-se ao invencível Egipto nos quartos-finais

Luanda- Angola (PANA) -- A Nigéria conseguiu "repor a legalidade" dos seus dotes impondo-se sobre Moçambique por 3-0, quarta-feira, após uma primeira fase trémula em que viu ameaçada a sua continuidade no 27º Campeonato Africano das Nações (CAN 2010).
A partida teve lugar no Estádio Nacional da Tundavala, na cidade meridional angolana de Lubango que, na primeira fase, foi sede do Grupo D (Gabão, Camarões, Tunísia e Zâmbia).
Aparentemente meio desorientados pela estrondosa e madrugadora humilhação sofrida diante dos Faraós egípcios (1-3) na sua partida inaugural, os Super Águias da Nigéria entraram para este último desafio preliminar quase dependentes de terceiros para continuar na corrida.
Porém, e para o alívio dos atletas e adeptos da selecção do país mais populoso de África, a mestria do atacante Odemuingie (Lokomotiv de Moscovo, Rússia) foi o quanto bastou para salvar a situação e arrumar a presença na fase seguinte da prova.
Depois de uma improdutividade que se alastrou até aos derradeiros segundos da primeira parte, Odemuingie interveio de forma certeira por duas vezes, aos minutos 45 e 47, antes de Martins juntar-se ao seu heroísmo na passagem do minuto 85.
Martins selou assim o resultado final da partida (3-0) que de repente tornou os Super Águias mais autónomos e independentes na sua cruzada para ganhar o segundo assento do seu Grupo na fase seguinte.
Na disputa por este segundo passe estavam também o Benin, que acabou por não ter quaisquer chances diante do campeão Egipto, e a selecção moçambicana que, de facto, em momento algum desmereceu a batalha a despeito da sua inexperiência em relação ao adversário.
Aos Moçambicanos pareceu faltar alguma sorte para concretizar as várias oportunidades de golo criadas ao que se acresceu alguns momentos pontuais de distracção que foram fatalmente aproveitados pelo adversário.
O primeiro passe da série D para os quartos-de-final já vinha a pertencer quase desde o início à formação egípcia que se manteve invicta e victrice durante toda primeira fase aberta com o 3-1 sobre a Nigéria e encerrada com o 2-0 sobre o Benin.
Neste último jogo (Egipto-Benin), os golos da vitória foram rubricados quarta-feira, na primeira parte, por El Mohamady e Meteeb, aos 06 e 22 minutos respectivamente.
Com estes desfechos, o Egipto termina a primeira fase à frente do Grupo C com nove pontos coadjuvado pela Nigéria com seis pontos diante do Benin e de Moçambique todos com um ponto cada.
Os dois últimos ficam assim eliminados da prova enquanto o Egipto e a Nigéria devem conhecer quinta-feira os seus adversários nos quartos-de-final provenientes do Grupo D.
Outros qualificados para os quartos-de-final são Angola e Argélia (Grupo A, Luanda) e Côte d'Ivoire e Gana (Grupo B, Cabinda).