Agência Panafricana de Notícias

Nigéria gratifica com $ 157 qualquer informação sobre casos de dracunlucose ´no país

Lagos, Nigéria (PANA) – Para receber a certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como país isento de verme da Guiné(fracunculose) o Governo da Nigéria promete uma recompensa de 25 mil nairas (157 dólares americanos), por qualquer informação sobre a existência dum caso desta patologia no seu território.

O anúncio foi feito pelo coorndenador nacional adjunto do Comité Nacional de Pilotagem do Programa de Erradicação do Verme da Guiné na Nigéria (NIGEP), Babatunde Tokoya durante uma mesa redonda com a imprensa em Lagos.

Segundo ele, o objetivo é sensibilizar a população inteira à importância de certificação da erradicação do verme da Guiné.

"Qualquer caso suspeito de dracunlucose deve ser assinalado ao centro de saúde mais próximo e, se for confirmado, o informador receberá uma recompensa disponível de 25 mil nairas. Todos os casos suspeitos podem ser declarados atravês duma linha telefónica gratuita cujo número é 08001001000", disse Tokoya.

Segundo as informações divulgadas esta terça-feira pela imprensa local, a Nigéria mantém o seu estatuto de zero caso nestes últimos 52 meses.

Uma equipa internacional de certificação da OMS deve visitar a Nigéria a partir de junho próximo para avaliar os esforços do país para obter a certificação de erradicação e confirmar se o país conserva um sistema de controlo eficaz capaz de detetar e assinalar todos os eventuais muito cedo.

Os esforços de erradicação do verme da Guiné na Nigéria foram geridos pelo NIGEP,que insistiu no controlo, integrar o controlo do verme da Guiné noutros programas de imunização e os esforços visando melhorar a qualidade da água e o saneamento em cinco mil 879 aldeias identificadas em 1998.

A dracunlucose é uma doença parasitária e invalidante, que afligiu populações da Ásia e de África, só se transmite quando pessoas com pouco ou sem acesso ao abastecimento de água potável, ingerem água contaminada por pequenos criutáceos parasitas.

O ex-Presidente norte-americano, Jimmy Carter, que predisse a erradicação iminente do verme da Guiné, dirigiu os esforços de luta contra a doença à escala internacional através das suas ações com o Centro Carter.

A Fundação Bill e Melinda Gates prometeram igualmente 40 milhões de dólares americanos para realizar as etapas finais da campanha de erradicação deste flagelo, refere-se.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 30abril2013