Agência Panafricana de Notícias

Nigéria envia 250 peritos de saúde a países afetados por Ébola

Abuja, Nigéria (PANA) – O primeiro contingente de 250 peritos da saúde da Nigéria está pronto para ser enviado para a Libéria, a Guiné Conakry e a Serra Leoa com vista a ajudar na resposta à Doença do Vírus do Ébola (DVE), anunciou em Abuja o ministro de Estado nigeriano da Saúde.

Khaliru Alhassan declarou que 506 voluntários da Nigéria foram identificados e estão prontos para o seu desdobramento.

Falando durante uma conferência de imprensa sobre a importância da certificação da Nigéria como país livre do Ébola, o ministro da Saúde afirmou que o Presidente Goodluck Jonathan aprovou o apoio do Centro de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC) a estes países no reforço das capacidades locais dos trabalhadores da saúde para melhorar a sua resposta.

Ele notou que a importância da declaração da Nigéria como país livre do Ébola significou que as estratégias da nação para lutar contra a epidemia foram eficazes e que a Nigéria já não deve figurar entre os países infetados pelo vírus mortal.

Alhassan disse que estes resultados registados pela saúde pública da Nigéria não devem sevir para motivo de descanso, sublinhando que o país deve consolidar estes dados velando por que ele não conheça um ressurgimento da doença mortal.

Ele apelou à prudência pelo facto de a DVE ainda apresentar uma ameaça para a Nigéria e o resto do mundo até que ela seja contida e eliminada de todos os países, em particular da sub-região oeste-africana.

Sublinhando que « a possibilidade duma re-importação da DVE na Nigéria ainda é elevada », ele disse que o Governo federal elaborou um plano nacional contra o Ébola com todos os elementos para trabalhar com os 36 Governos de Estado e o território da capital federal por forma a ativar os seus sistemas de gestão de epidemias.

O ministro nigeriano da Saúde aconselhou às populações a ser vigilantes e telefonar imediatamente o número de ajuda ao vírus do Ébola ou consultar rapidamente um médico em caso de febre suspeita de aparecimento brutal, com fraqueza intensa, dores musculares, dores de cabeça e da garganta.

-0- PANA MON/AR/MTA/IS/SOC/MAR/TON 24out2014