Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e CEDEAO enviam observadores eleitorais à Libéria

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, assegurou quinta-feira à representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e coordenadora das operações das Nações Unidas na Libéria, Ellen Margarethe Lojm que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai enviar observadores para as eleições gerais previstas para outubro e novembro deste ano neste país oeste-africano.

Jonathan assegurou a Loj em Abuja que « a Nigéria e a CEDEAO vão enviar observadores à Libéria para trabalhar com as Nações Unidas com vista a garantir a organização de eleições livres e transparentes ».

Ele disse ser « importante que o vencedor do processo seja reconhecido e respeitado por todos os Liberianos ».

Após tranquilizar a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas da organização duma reunião da CEDEAO em setembro, para discutir o problema de segurança nos vizinhos da Libéria após o conflito na Côte d’Ivoire e as suas eventuais consequências sobre estas eleições, Jonathan reconheceu que é impossível restabelecer imediatamente a paz após esta crise maior.

Ele declarou que a Nigéria está consciente dos problemas de segurança, entre outros, que ameaçam a Libéria neste momento crucial antes das eleições e ele prometeu prestar o seu concurso na medida do possível.

O Presidente nigeriano e da CEDEAO felicitou as Nações Unidas pelos esforços desdobrados para estabilizar a Libéria e exortou os Liberianos a ser sensíveis à necessidade da estabilidade e a cooperar com a instância mundial para evitar o regresso ao caos.

A enviada do Secretário-Geral da ONU tinha, antes, informado o presidente da CEDEAO sobre as graves preocupações relativas à segurança e que constituem ameaças à organização de eleições livres e transparentes na Libéria, tendo lançado um apelo à CEDEAO e à Nigéria para apoiar a organização das eleições no país.

-0- PANA MON/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 26agosto2011