Agência Panafricana de Notícias

Nigéria desembolsa 40,3 biliões de nairas para produzir nova moeda

Lagos, Nigéria (PANA) - O Banco Central da Nigéria (CBN) vai consagrar 40,3 biliões de nairas (quase 249 milhões de dólares americanos) à produção de novas moedas metálicas e notas bancárias, revelou segunda-feira a imprensa local, após várias críticas contra o projeto de entrada em circulação de uma nota de cinco mil nairas, equivalente a cerca de 31 dólares americanos.

Um membro do Conselho de Administração do CBN, que preferiu o anonimato, indicou que a maioria das novas notas e moedas metálicas serão confecionadas localmente pela empresa Nigerian Security Printing and Minting Company.

No entanto, precisou que a nota de cinco mil nairas, que será a maior do país, será impressa por uma sociedade estrangeira dotada da tecnologia necessária e da capacidade de lhe conferir as suas caraterísticas.

O CBN anunciou quinta-feira última uma troca completa da moeda nacional com a introdução da nota de cinco mil nairas e a conversão das notas de cinco, 10 e 20 nairas em moedas metálicas.

O novo regime monetário vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2013, quando as novas moedas vão juntar-se às de 50 kobos, um e duas nairas já em circulação, mas que os Nigerianos usam muito pouco.

Por outro lado, os detratores do projeto de introdução da nota de cinco mil nairas avisaram que as suas consequências involuntárias poderão desfazer as suas vantagens.

Para ele, a introdução de notas com valor facial mais elevado numa economia anuncia um regime de financiamento do défice fiscal acrescido e sustentado.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 27ago2012