Agência Panafricana de Notícias

Nigéria decreta estado de emergência nacional devido a surto de ébola

Lagos, Nigéria (PANA) - A Nigéria decretou o estado de emergência em todo o território nacional devido ao surto da febre hemorrágica de ébola no país seguido da morte de um Nigeriano por esta doença e do teste positivo de cinco outros.

"Temos uma emergência nacional. Com efeito, todo o mundo está exposto, ninguém está isento. A experiência nigeriana alertou o mundo porque todos os países estão ligados por voos", declarou o ministro da Saúde da Nigéria, Onyebuchi Chukwu, aos jornalistas depois da reunião semanal do Governo em Abuja quarta-feira.

O Liberiano Patrick Sawyer, que foi infetado pelo vírus de ébola, é acusado de ter introduzido a epidemia na Nigéria, onde apresentou sintomas da doença à sua chegada a Lagos, a capital económica nigeriana, no mês passado, antes de falecer alguns dias mais tarde num hospital desta cidade.

Um dos enfermeiros que o trataram no hospital privado para onde foi evacuado sucumbiu à doença terça-feira, enquanto o médico que o tratava está igualmente infetado pelo vírus.

Cinco outras pessoas que estiveram em contacto direto com o Liberiano testaram positivos à doença, enquanto 70 outras que mantiveram um contacto qualquer com ele estão sob supervisão.

A Nigéria solicitou a ajuda dos Estados Unidos para o fornecimento de medicamentos experimentais "ZMAPP" para tratar os que estão infetados por este vírus, declarou o ministro da Saúde.

O país mais povoado de África criou igualmente um comité de peritos para ajudar a encontrar um tratamento da doença.

A Nigéria juntou-se agora à Guiné-Conakry, à Libéria e à Serra Leoa na lista dos países infetados pela doença, que já fez 887 mortos.

-0- PANA SEG/MA/ASA/BEH/SOC/MAR/IZ 07ago2014