Agência Panafricana de Notícias

Nigéria confirma segundo caso de vírus de Ébola

Abuja, Nigéria (PANA) - O Governo Federal da Nigéria anunciou esta segunda-feira que o médico que estava encarregue de tratar o finado cidadão liberiano que contraiu o vírus do Ébola na capital comercial do país, Lagos, foi testado positivo da epidemia.

O ministro nigeriano da Saúde, Onyebuchi Chukwu, confirmou esta informação à imprensa esta segunda-feira na capital, Abuja, fazendo deste novo caso do vírus do Ébola o segundo confirmado neste país mais povoado de África com cerca de 170 milhões de habitantes.

Segundo o governante nigeriano, oito outras pessoas que tiveram contacto de primeiro grau com o defunto cidadão liberiano antes do seu transporte para um hospital privado em Lagos foram igualmente colocadas em isolamento e estão sob observação estrita.

Na semana passada, o Governo do Estado de Lagos declarou que duas pessoas das 70 que tiveram um contacto físico com o cidadão liberiano morto do vírus do Ébola teriam apresentado sintomas de febre, apesar de os testes efetuados terem apresentado resultados negativos.

O comissário para Saúde do Estado de Lagos, Jide Idris, disse a jornalistas que estas duas pessoas que apresentam sintomas de febre fazem parte das 70 pessoas que estão submetidas a testes e controlos médicos pelo Governo estadual de Lagos e pelos seus parceiros com vista a detetar sintomas da doença.

Um cidadão liberiano que escalou Lagos com destino a Calabar (sudeste da Nigéria) para uma conferência morreu numa unidade hospitalar na capital económica nigeriana alguns dias depois de apresentar sintomas do vírus do Ébola.

O vírus do Ébola, que até agora não tem vacina, está a abalar alguns países da África Ocidental, nomeadamente a Guiné Conakry, a Libéria e a Serra Leoa, onde ele terá feito mais de 700 vítimas.

-0- PANA SEG/BAD/IS/FK/TON 04agosto2014