Agência Panafricana de Notícias

Nigéria aprende com Rwanda como gerir catástrofes humanitárias

Kigali, Rwanda (PANA) - Uma delegação militar nigeriana encontra-se no Rwanda para uma viagem de estudos sobre a prevenção de catástrofes humanitárias, soube a PANA nesta sexta-feira do porta-voz do Exército rwandês, o tenente-coronel Jill Rutaremara.

O porta-voz qualificou a visita dos oficiais superiores da Nigéria de "novo avanço" nas relações militares entre os dois países.

Dirigida pelo chefe do Estado-Maior do Exército daquele país, o vice-marechal Ahmed Tijjani Mu'azu, a delegação nigeriana vai visitar vários projetos de desenvolvimento socioeconómico implementados sob os auspícios do Exército do Rwanda, segundo a mesma fonte.

Em 2008, uma unidade militar do Exército rwandês, especializada na intervenção em casos de catástrofes, ofereceu com sucesso uma assistência técnica e humanitária, em várias catástrofes, inclusivé durante um sismo de magnitude 6 na escala de Richter, que atingiu o sudoeste do Rwanda e o leste da vizinha República Democrática do Congo (RDC) em fevereiro de 2008.

-0- PANA TWA/TBM/CCF/DD 29abril2011