Agência Panafricana de Notícias

Nigéria apreende petroleiro desviado em Angola

Abuja, Nigéria (PANA) – A Marinha nigeriana anunciou ter intercetado um petroleiro grego, MT KERALA, que teria sido desviado por piratas ao largo de Luanda, em Angola.

O porta-voz da Marinha nigeriana, Kabir Aliyu, disse num comunicado publicado quinta-feira em Abuja que "o petroleiro mercante foi intercetado depois de uma busca minuciosa no Golfo da Guiné".

Ele afirmou que "isto foi possível graças à ajuda do sistema de vigilância à distância da Marinha nigeriana e de equipas de busca dos seus navios".

"O MT KERALA está apreendido no Gana, no porto de Tema, e os agentes da Interpol levam a cabo inquéritos sobre as circunstâncias do desvio do navio", anunciou a Marinha nigeriana.

A 23 de janeiro de 2014, a Marinha nigeriana recebeu um relatório do Bureau Marítimo Internacional (BMI) segundo o qual o MT KERALA foi desviado ao largo de Luanda, em Angola.

Relatórios ulteriores do BMI datados de 25 de janeiro indicaram a localização do navio a cerca de 50 milhas náuticas a sudoeste do terminal petrolífero de Pennington, na Nigéria.

-0- PANA MON/VAO/ASA/TBM/CJB/TON 31jan2014