Agência Panafricana de Notícias

Nigeria agradece papel americano e europeu no sucesso de transição pacífica na Nigéria

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - As pressões constantes dos Estados Unidos e de alguns países europeus na administração nigeriana contribuíram para o êxito das eleições gerais de março e de abril últimos na Nigéria, revelou segunda-feira o novo Presidente eleito deste país, Muhammadu Buhari.

Durante o seu primeiro encontro em Washigton, nos estados Unidos, com o seu homólogo americano, Barack Obama, Buhari sublinhou que, "sem esta pressão externa, não estaríamos onde chegámos hoje" na Nigéria.

"A Nigéria continuará ainda grata ao Presidente Obama e aos Estados Unidos por lhe terem permitido consolidar suas conquistas democráticas", acrescentou o número um da Nigéria.

O dirigente nigeriano fez estas declarações segunda-feira última na Casa Branca, em Washington DC, a capital dos Estados Unidos, no segundo dia da sua visita oficial a este país.

Por sua vez, o Presidente Obama declarou que o seu homólogo nigeriano chegou ao poder com uma reputação de integridade, uma agenda clara e disposições para trazer de volta à Nigéria a paz. pôr termo à insurreição da seita islamita e terrorista Boko Haram, e extirpar a corrupção.

"Sobre as questões de luta contra a insurreição e a corrupção na Nigéria, perspetivamos uma parceria para que a Nigéria se torne num modelo para os países em desenvolvimento", indicou o estadista norte-americano.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/DD 21julho2015