Agência Panafricana de Notícias

Nigéria adere à reconstituição do Lago Tchad

Abuja, Nigéria (PANA) – A Nigéria reafirmou quinta-feira a sua adesão aos esforços desdobrados pelos países membros para reconstituir o Lago Tchad que perdeu 25 porcento da sua dimensão inicial, anunciou quinta-feira, em Abuja, o secretário permanente do Ministério Federal dos Recursos Hidráulicos, Godnows Igali.

Os países membros da Comissão da Bacia do Lago Tchad conceberam um plano ambicioso que visa a reconstituição da sua potencialidade hidráulica.

Falando durante um ateliẽ sobre a validação da Carta do Lago Tchad, Igali afirmou que o seu país dá consideração ao projeto de transferência de água que visa a reconstituição desta extensão de água.

"A Nigéria vai avaliar os esforços da Comissão do Lago Tchad para ter uma visão comum ao propor uma Carta da Água que, uma vez inteiramente ratificada, vai resolver as dificuldades das populações que partilham o Lago. Sabemos todos que, neste momento, o Lago Tchad está igualmente exposto aos fenómenos das mudanças climáticas e à uma sobrexploração dos seus recursos hídricos pelos países membros que o cercam", acrescentou Igali.

Os países membros da Comissão do Lago Tchad são o Níger, os Camarões, a República Centro-Africana, o Tchad e a Nigéria.

-0- PANA ADE/SEG/ASA/AAS/SOC/MAR/DD 17Dez2010