Agência Panafricana de Notícias

Nigéria abre inquérito sobre medicamento contra sida

Lagos, Nigéria (PANA) – A Agência Nigeriana para a Gestão e Controlo de Produtos Alimentares e Farmacêuticos (NAFDAC) abriu um inquérito, na sequência das declarações, terça-feira, do professor Isaiah Ibeh, da Universidade de Benin City, reivindicando ter descoberto um medicamento à base em planta capaz de curar a sida.

Ibeh afirmou na ocasião que o medicamento em causa (Deconcotion X) foi submetido a « uma série de testes conclusivos ».

O responsável da NAFDAC, Paul Orhii, declarou quinta-feira à imprensa que a sua agência pediu a Ibeh que demonstrasse as suas declarações.

Orhii adisse que o professor universitário não deveria fazer declarações públicas e que cabia ao ministro da Saúde, Onyebuchi Chukwu, fazer o anúncio após testes da NAFDAC.

Segundo Orhii, o produto nunca foi apresentado à sua agência para verificação e não foi submetido a nenhum exame institucional aprofundado.

« Advirto contra qualquer pessoa que queira imitar Isaiah Ibeh, fazendo declarações públicas sobre produtos cuja segurança e eficácia não foram cientificamente demonstradas », declarou.

« Existe um procedimento estabelecido para determinar a eficácia e a segurança dos novos medicamentos e ele deve ser estritamente respeitado », acrescentou o responsável da NAFDAC.

Ibeh foi igualmente repreendido pela sua Universidade.

-0- PANA SEG/NFB/AAS/IBA/FK/IZ 11jan2013