Agência Panafricana de Notícias

Níger retoma registo biométrico suspenso por insegurança

Niamey, Níger (PANA)  - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Níger anunciou a retomada das operações de registo biométrico em algumas comunas das províncias de Tillabéry (oeste) e Tahoua (centro) suspensas por razões de segurança ligadas à pandemia da covid-19.

Esta retomada das operações, desde quarta-feira, envolverá as comunas de Makalondi, Torodi, Inatès, Diagourou, Tondikiwindi, Banibangou, Gourouol, e Abala, na província de Tillabéri,  e Tillia na de Tahoua.

O presidente da CENI exortou os responsáveis das administrações locais envolvidas, os sobas, os líderes religiosos, os partidos políticos, as associações da sociedade civil e a imprensa a mobilizar-se em massa para apoiar "esta importante operação cívica”, refere uma comunicado.

A operações em causa foram suspensas, a 14 de janeiro de 2020, devido a uma situação de insegurança prevalecente no terreno.

A inscrição realiza-se em duas etapas, sendo a primeira para as localidades de Tillaberi, Tahoua, Agadez e Dosso, e a segunda para Niamey, Diffa, Zinder e Maradi. Em Niamey, devido à pandemia do coronavírus, a operação foi suspensa em duas das cinco comunas da província.

A CENI está encarregada da organização e supervisão das operações eleitorais, estando as eleições locais e gerais previstas para finais de 2020 e início de 2021, no Níger.

-0- PANA SA/BEH/SOC/FK/IZ  08maio2020