Agência Panafricana de Notícias

Níger relaciona aumento de ameaças a segurança no Sahel com crise na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, declarou segunda-feira que a ameaça à segurança na região do Sahel aumentou devido à crise na Líbia.

"O mundo esqueceu os países que estão confrontados com consequências diretas desta crise”, lamentou o Presidente Issoufou fez esta declaração segunda-feira última no Fórum Anual de Rodez, que decorre na Grécia, sob o lema “Anarquia no Mundo: Para Mais Pontos de Vista Internacionais Com Base no Diálogo”,

Citado pelo jornal eletrónico líbio, Al-Wassat, na sua edição de segunda-feira, o estadista nigerino deplorou a ausência de concertação com o Níger sobre "se uma intervenção militar é a melhor solução para a crise líbia".

Ele considera que “a intervenção militar na Líbia é o exemplo que prova que a vontade política internacional não é democrática”.

“Nos tinhamos advertimos a comunidade internacional da intervenção militar que estávamos persuadidos que isto ia causar mais problemas”, disse.

O Presidente Issoufou rmencionou a consequente perda total do controlo da situação no terreno, faz a incapacidade da comunidade internacional de encontrar soluções para a crise que continua a aumentar.

A Líbia não pode pensar nas eleições neste preciso momento devido à situação de insegurança prevalecente, afirmou o chefe de Estado nigerino.

Para o restabelecimento da situação neste país, ele sugeriu a reconstituição do Estado em primeiro lugar, associando a União Africana e as Nações Unidas, como o que aconteceu no Sudão.

A Líbia está confrontada com uma crise política e de segurança desde o desencadeamento da insurreição popular em fevereiro de 2011, que, seis meses mais tarde, causará a destituição do então regime do coronel Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial.

O Fórum de Rodez organizado pelo Instituto de Pesquisa e Diálogo sobre as Civilizações visa a criação duma plataforma independente de diálogo que adotam opiniões dos participantes vindos dos países desenvolvidos e de países em via de desenvolvimento.

-0- PANA MA/IN/BEH/SOC/MAR/DD 16out2019