Agência Panafricana de Notícias

Níger pede ajuda da CEN-SAD para lutar contra insegurança

Tripoli- Líbia (PANA) -- O ministro nigerino da Defesa, brigadeiro Mamadou Ousseinou, solicitou o apoio dos países da Comunidade dos Estados Sahelo- Sarianos (CEN-SAD) para conter os fenómenos de insegurança que afetam o seu país, afirmando que este "está a envidar esforços consideráveis para fazer face a estas ameaças".
Falando durante uma entrevista concedida à PANA após a reunião dos ministros da Defesa da CEN-SAD realizada quarta-feira última na capital líbia, Tripoli, o governante nigerino precisou que estes fenómenos envolvem o terrorismo com a presença de movimentos ligados à nebulosa rede internacional Al-Qaeda e tráfico de armas e droga.
O general Ousseinou defendeu a conjugação dos esforços de todos os países da faixa sahelo-sariana para jugular estes fenómenos de grande banditismo que ameaçam a segurança e a estabilidade dos países da sub-região.
Ele afirmou que a quarta reunião dos ministros da Defesa da CEN-SAD permitiu estudar a possbilidade de os países assumirem coletivamente a resolução deste problema.
Segundo peritos da CEN-SAD, cerca de 20 toneladas de droga transitam anualmente pela faixa sahelo-sariana, estimando o seu valor mercantil em um bilião de dólares americanos.