Agência Panafricana de Notícias

Níger e Benin assinam convenções de concessão e construção de linha férrea

Niamey, Níger (PANA) – O Níger e o Benin acabam de assinar duas convenções de concessão de construção e exploração de infraestruturas do caminho de ferro que liga Niamey-Dooso-Gaya (Níger) a Parakou e Cotonou (Benin).

As convenções foram rubricadas pelo primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, e pelo seu homólogo beninense, Lionel Zinsou, bem como pelo representante do Grupo Bolloré que deve realizar as infraestruturas.

A assinatura destas convenções de concessão visa regular definitivamente os acordos que permitem completar totalmente a construção do caminho de ferro e as condições negociadas, bem como as vantagens concedidas ao Grupo Bolloré, indicou o ministro nigerino do Planeamento, Amadou Boubacar Cissé.

Mais de um bilião de euros foram investidos pelo Grupo Bolloré na logística, no transporte e no desencravamento a fim de valorizar as potencialidades agrícolas e mineiras de províncias inteiras graças à construção do caminho de ferro.

Para o primeiro-ministro nigerino, a assinatura destas convenções de concessão de exploração e construção das infraestruturas do caminho de ferro Niamey-Cotonou representa para o Níger a conclusão dum longo processo.

"No plano económico, o projeto ferroviário vai revolucionar as trocas comerciais nos países do Conselho de Entente. Ele vai mudar positivamente as economias destes Estados. Ao analisar este projeto sob o ângulo social, pode-se afirmar com certeza que ele vai contribuir enormemente para o edifício da integração sub-regional", disse o chefe do Governo nigerino.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 16ago2015