Agência Panafricana de Notícias

Níger e Banco Mundial assinam convenção de financiamento de projeto agrícola

Niamey, Níger (PANA) – O ministro nigerino da Economia e Finanças, Mahamane Malam Annou, e o representante residente do Banco Mundial (BM) no Níger, Nestor Coffi, assinaram esta quarta-feira, em Niamey, uma convenção de financiamento do Projeto de Emergência de Apoio à Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural (PUSADER), soube a PANA de fonte oficial.

"Através desta convenção de financiamento do Fundo Fiduciário do Reino da Espanha por intermédio do BM, serão colocados à disposição do Níger 15 milhões de dólares americanos para a realização do PUSADER", indica a mesma fonte.

Com uma duração de três anos, este projeto será executado em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no valor total de 34 milhões 360 mil dólares americanos.

Segundo Annou, este projeto inscreve-se « perfeitamente » no quadro da Estratégia de Desenvolvimento Acelerado e Redução da Pobreza no Níger, bem como no quadro estratégico de cooperação do Banco Mundial.

Ele visa aumentar a disponibilidade alimentar para os agricultores e os pastores das zonas mais vulneráveis das províncias de Maradi, Tahoua e Tillabéry, e apoiar o desenvolvimento da cultura de arroz irrigada para reforçar a produção alimentar local.

Permitirá, entre outros, reabilitar perímetros de Kourani-Baria e de Sona-Lossa-Kokomani, no oeste de Niamey, numa superfície de cerca de mil 73 hectares.

-0- PANA SA/AAS/FK/IZ 30março2011