Agência Panafricana de Notícias

Níger alberga exercícios militares para lutar contra terrorismo no Sahel

Niamey, Níger (PANA) – Cerca de mil militares e agentes das forças de defesa e segurança de 18 países, dos quais França e os Estados Unidos, iniciaram exercícios conjuntos esta quinta-feira nas províncias de Agadez, Tahoua (norte) e Diffa (leste), no Níger, no quadro da luta contra o terrorismo no Sahel, soube a PANA de fonte oficial.

Estes exercícios, que serão realizados até 9 de março próximo, tiveram início em 2005 e têm como objetivo a capacitação das forças de defesa e segurança e a promoção da colaboração entre os Estados com vista a proteger as populações dos países do Sahel.

Ao proceder ao lançamento desta manobra militar, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Níger, o general Seïni Garba, declarou que a sub-região faz face « às duras realidades dos desafios de segurança devido ao terrorismo, à grande criminalidade transfronteiriça e ao banditismo », o que obstrui o seu desenvolvimento socioeconómico.

Segundo ele, há interesse de conjugar os esforçços dos países fora dos empreendidos individualmente pelos Estados.

Estes exercícios militares realizam-se numa altura em que terminou em Niamey a terceira reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros sobre o reforço da cooperação e a operacionalização da arquitetura africana de paz e segurança na região sahelo-sariana.

-0- PANA SA/JSG/FK/TON 20fev2014