Agência Panafricana de Notícias

Níger acolhe Festival Internacional da Moda Africana

Niamey- Níger (PANA) -- As festividades da VII edição do Festival Internacional da Moda Africana (FIMA) começam esta terça-feira com a abertura do primeiro salão da alta costura e do pronto-a-vestir africano previsto no Palácio dos Congresso de Niamey, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo o ministro da Cultura, Artes e Lazeres, encarregue da Promoção do Empresariado Artístico, Oumarou Hadary, a edição de 2009 do FIMA vai desenrolar-se sob o signo da criatividade das culturas como factor de desenvolvimento e pretende ser ao mesmo tempo um evento federador e integrador de talentos e de celebridades da moda de todos os continentes.
"É um verdadeiro mercado de artes e de artesanato onde vendedores e compradores trocarão e vão enriquecer-se mutuamente", indicou.
Para a ministra do Turismo e Artesanto, Sani Fatouma Morou, esta edição vem confortar mais o lugar maior do FIMA nas manifestações periódicas nigerinas de grande envergadura às quais os turistas estrangeiros podem assistir.
Além da abertura do salão da moda, haverá um colóquio "e-business e moda" também no Palácio dos Congresso e a exposição fotográfica "10 Anos do FIMA" no Centro Cultural Francês Jean Rouch.
Mas a actividade essencial desta edição de 2009, designadamente a "Grande Noite do FIMA", terá lugar a 31 de Outubro em Gourou Kirey, localidade situada a cerca de 15 quilómetros de Niamey nas margens do rio Níger.
De fonte próxima da organização, indica-se que várias celebridades do mundo da cultura, das artes e da moda participam nesta edição.