Agência Panafricana de Notícias

Negócios entre Mauritânia e África muito fracos no quarto trimestre de 2013

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Os intercâmbios entre a Mauritânia e o resto de África durante o quarto trimestre de 2013 representaram 7,6 porcento dos intercâmbios do país, segundo uma nota conjuntural do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), lida sexta-feira pela PANA.

Uma percentagem muito fraca, que ilustra igualmente a modestia dos intercâmbios comerciais intrafricanos a nível global, nota um perito.

Os parceiros da Mauritânia em África são o Reino de Marrocos com 24,7 porcento de trocas, a Côte d’Ivoire com 19,7 porcento, a Nigéria com 12,8 porcento e o Senegal com 10 porcento, de acordo com o documento segundo o qual os quatro países representam 67 porcento dos intercâmbios com o continente africano.

Durante o período em referência, as transações da Mauritânia com o mundo externo "elevaram-se para um bilião de euros, registando uma diminuição de 40,2 porcento em relação ao trimestre precedente e situando-se a um nível inferior de 3,8 porcento comparativamente ao quarto trimestre de 2012".

Os negócios são essencialmente orientados para a Europa com 38,7 porcento, com destaque para França com 26,9 porcento, a Suíça com 15 porcento, a Alemanha com 10,7 porcento, a Espanha com 6,5 porcento e a Itália com 4,5 porcento, lê-se no documento.

A Ásia é a segunda parceira comercial da Mauritânia, absorvendo 31,9 porcento das trocas externas do quarto trimestre de 2013, com a China e o Japão que representam respetivamente 82,6 e 9,6 porcento dos volumes de negócios da Mauritânia nesta zona.

O Médio Oriente representa 15,6 porcento dos intercâmbios comerciais da Mauritânia, diz o ONS.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 1março2014