Agência Panafricana de Notícias

Negociadores do Sudão e do Sudão Sul discutem sobre aplicação de acordos assinados

Cartum, Sudão (PANA) – Os negociadores-em-chefe do Sudão e do Sudão do Sul reuniram-se em Cartum, a capital sudanesa, para elaborar mecanismos para a aplicação dos acordos de paz assinados há dois meses pelos seus Presidentes.

A aplicação dos acordos foi bloqueada por falta de consenso entre os ministros da Defesa dos dois países sobre a criação de um mecanismo de execução concreta quando se reuniram em novembro último em Juba, a capital do Sudão do Sul.

Estes acordos envolvem os carregamentos de petróleo em trânsito do Sudão do Sul pelo território sudanês, um dos aspetos estão no ponto morto.

O medianeiro em-chefe sul-sudanês, Pagan Amum, encontra-se desde sábado em Cartum, portador de uma mensagem do Presidente Salva Kiir ao seu homólogo sudanês, Omar Al-Bashir, sobre os meios possíveis de chegar a um acordo sobre a implementação.

“Estamos em Cartum para encorajar a aplicação dos acordos de cooperação e suprimir todos os obstáculos à sua execução, colocá-los em prática e realizar os interesses comuns dos dois países », indicou Amum à Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) após a sua chegada sábado ao aeroporto de Cartum.

Amum, que foi recebido pelo seu homólogo sudanês, o ministro de Estado para a Presidência e negociador-em-chefe do Sudão, Idris Abdul Gadir, declarou ser portador de uma mensagem do Presidente Kiir ao Presidente Al-Bachir sobre as relações bilaterais.

O responsável sudanês, Abdel Gadir, declarou que a reunião do Comité das Disposições de Segurança se realizará como previsto de 5 a 6 de dezembro corrente, em Cartum.

O Sudão insiste em que, antes de o Sudão do Sul exportar o seu petróleo para o território sudanês, as disposições de segurança decididas em Addis Abeba, na Etiópia, entre os dois Estados, sejam primeiro aplicadas.

Os acordos exigem que o Sul suspenda as suas relações com os rebeldes sudaneses que lutam contra o Governo de Cartum no Nilo Azul, em Kordofan Sul bem como nas localidades de Darfur.

Mas o Sudão do Sul nega manter relações com os rebeldes sudaneses, afirmando que a crise é um assunto interno que o Governo de Cartum deve resolver.

-0- PANA MO/VAO/AKA/AAS/FK/IZ 2dez2012