Agência Panafricana de Notícias

Navios e aviões da NATO patrulham no Mediterrâneo contra migração clandestina

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Navios e aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) estão desdobrados, desde segunda-feira, no Mediterrâneo Central, para fornecer um apoio logístico para ajudar no salvamento dos migrantes embarcados das costas líbias para a Europa, anunciou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Ele precisou que os meios logísticos serão fornecidos pela Grécia, por Itália e pela Espanha para lutar contra o tráfico ilegal de seres humanos no Mediterrâneo Central onde « a situação continua extremamente séria com cifras trágicas de perdas de vidas ».

Ele lembrou que aquele s candidatos africanos a exílio na Europa embarcam sobretudo a partir da Líbia e os passadores aproveitam do caos que reina neste país desde o desaparecimento do coronel Kadafi.

A operação de salvamento lançada pela UE tem por primeiro objetivo lutar contra as redes criminosas de passadores, sublinhou o responsável europeu, precisando que, até ao presente, quase 337 barcos de passadores foram neutralizados, e pelos menos 100 passadores intercetados.

Segundo ele, em virtude das obrigações a título do Direito do mar, nove navios, apoiados por helicópteros e aviões, operam no Mediterrâneo e conseguiram salvar pelo menos 30 mil migrantes embarcados a partir das costas líbias.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 8nov2016