Agência Panafricana de Notícias

Náufragos idos de Cabo Verde resgatados após 40 dias à deriva

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Um casal inglês que partiu de Cabo Verde rumo à Antíqua, nas Caraíbas, e que se encontrava à deriva no alto mar desde de 9 de Janeiro passado, foi resgatado a 18 de Fevereiro corrente pelo petroleiro norte-americano "Indian Point", apurou a PANA terça-feira na capital cabo-verdiana, Praia.
O casal Stuart Armstrong e Adrea Davison ficou à deriva cerca de 40 dias, depois duma avaria no leme do iate "Sara" que deixou a embarcação de 13 metros a andar em círculos.
Os náufragos alertaram nessa altura a Guarda Costeira dos Estados Unidos para os problemas registados a bordo, mas eles teriam obtido como resposta que o veleiro estava demasiado longe da costa norte- americana.
A embarcação foi, entretanto, atingida por várias tempestades e o casal ficou sem comida e sem água, uma fez que a falta de energia deixou a unidade de dessalinização inoperacional, incapacitando os tripulantes de transformar a água salgada em água potável.
Com a situação a agudizar-se, a Guarda Costeira norte-americana alertou o Indian Point, que teve de fazer um desvio de cinco horas para resgatar o casal em alto mar.
Stewart e Andrea, que foram içados a bordo do petroleiro "molhados e assustados", são agora esperados a 1 de Março em Amesterdão (Países Baixos), destino do Indian Point.