Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas reforçam cooperação com São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Central, Abou Moussa, está em São Tomé para reforçar a cooperação entre a ONU e as autoridades locais, soube a PANA segunda-feira de fontes oficiais.

Durante a sua estada, Abou Moussa tem encontros agendados com os ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, da Defesa, da Justiça e com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações para a África Central veio apresentar-se às autoridades são-tomenses e transmitir as felicitações de Ban-ki moon, pela forma democrática como decorreram as eleições presidenciais em julho de 2011 em São Tomé e Príncipe, que deram vitória a Manuel Pinto da Costa.

Abou Moussa informou que a sua deslocação visa reforçar a cooperação existente entre a ONU e o arquipélago de São Tomé e Príncipe e explicou que se trata "de uma visita de cortesia para informar as autoridades o que estamos a fazer, e saber como
podemos ajudar".

O diplomata tchadiano foi nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas para dirigir o escritório para resolução de conflitos nos países da África Central, sediado no Gabão.

“Este escritório foi criado a pedido da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da União Africana (UA) para manter a paz na região”, disse Abou Moussa.

São Tomé e Príncipe é o nono país que o representante do Secretário-Geral da ONU visita no âmbito das suas funções.

-0- PANA RMG/TON 31out2011