Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas querem enviar 250 capacetes azuis para garantir sua segurança na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Antes do regresso da Missão de Apoio da ONU na Líbia (UNSMIL) em outubro próximo, é necessário “enviar-se quase 250 capacetes azuis para garantirem a segurança da equipa da missão, declarou sexta-feira o enviado das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé.

É pela primeira vez que a Organização d'as Nações Unidas (ONU) anunciou, por intermédiaire de um dos seus enviados, a sua intenção de enviar tropas à Líbia onde a sede da sua missão se encontra perto da cidade balnear de Janzour, a oeste de Tripoli.

Salamé exprimiu a esperança de que a Missão da ONU regresse em outubro próximo à Líbia donde se havia retirado em 2014 devido à violência.

« É o nosso dever estarmis próximos das pessoas quanto antes para as apoiar e ajudar », declarou o porta-voz onusino ao jornal alemão Die Welt, acrescentando que « nós queremos então reforçar a nossa presença e, com certeza, com o acompanhamento contínuo da situação de segurança ».

« Espero ( …) que estejamos em condições de restabelecer uma parte substancial das nossas atividades na Líbia desde o início de outubro próximo », declarou o responsável.

A maior parte das missões diplomáticas, nomeadamente a da ONU, deixaram a Líbia em 2014 na sequência da série de atos de violência que eclodiu em Tripoli.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/DD 9set2017