Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas preocupadas com atos de violência contínuos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) exprimiu, terça-feira, as suas vivas preocupações pelos atos de violência contínuos que atrasam a construção das instituições do Estado líbio, palco de uma onda de assassinatos e ataques.

A ONU condenou as agressões contra agentes da Polícia Judiciária na zona de Ouerchafana (oeste), indica um comunicado divulgado terça-feira pela Missão das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL).

O documento denuncia igualmente os assassinatos dos militares e polícias em Benghazi, no nordeste do país, bem como o ataque contra manifestantes.

Cinco agentes da Polícia Judiciária foram mortos, quinta-feira última, por homens armados quando aqueles tentavam deter ladrões que levavam um veículo pertencente ao Ministério da Justiça.

Berço da revolução líbia de 17 de fevereiro 2011 que, seis meses mais tarde, destituiu o então regime de Muamar Kadafi (ditador líbio), após 42 anos de poder sem partilha, Benghazi é abalado por uma série de ataques contra as Forças Armadas e a Polícia, bem como contra manifestantes, tendo neste último incidente perecido 20 pessoas em menos duma semana.

Face a esta situação, a Missão da ONU na Líbia apelou às autoridades líbias para tomarem uma posição firme contra os autores destes crimes e porem termo ao caos de segurança.

-0- PANA BY/IS/IBA/MAR/DD 14maio2014